sábado, março 12, 2011

Trem de alta velocidade tira mercado de aviões

Acabo de ler na página da Folha uma matéria muito interessante sobre a inflluência do TAV no mercado de aviação regional (vôos de curta duração). A matéria diz que a Embraer convocou um especialista para uma palestra a respeito do assunto, dirigida a seus funcionários. Também diz que a empresa não se manifestou a respeito da possibilidade de participar do leilão.

Provavelmente, a Embraer não deve entrar no leilão. Pelo menos, é a impressão que passa, de ser extremamente focada no mercado de aviação regional. Porém, desenvolver outras tecnologias, ampliando o leque de atuação da empresa, pode ser algo extremamente saudável.

Agora, opinião pessoal: o TAV não tira mercado da aviação regional. Na verdade, os aeroportos são um verdadeiro gargalo no Brasil, o que significa que o TAV representaria uma alternativa de transporte, ao invés de uma competição.

E o mais atraente no TAV é o fato de que ele atrai um público altamente específico: as pessoas que têm medo de avião. Ou as pessoas que têm muita pressa e não querem pegar filas nos aeroportos.

No meu entender, a "competição" alegada pelo especialista consultado pela Embraer nada mais é do que algo saudável, que estimularia melhorias nos aeroportos nacionais.

É esperar para ver.

Nenhum comentário: