sexta-feira, outubro 15, 2010

Blog Action Day 2010 ou "Água Potável for Dummies"

Pois é... hoje é o Blog Action Day 2010, e a toupeira aqui não pensou num bom texto porque está com "trocentos" trabalhos atrasados no mestrado. Os trabalhos atrasados acabaram por atrasar outras coisas.

Portanto, Vossas Senhorias terão que aturar um pequeno improviso.

Ao buscar informações sobre o tema da escassez de água potável, fiquei estarrecida. Claro, eu sabia que as regiões mais pobres do planeta são as mais afetadas (como boa parte da África ou certas periferias urbanas brasileiras, nas quais o esgoto corre a céu aberto). Claro que eu também já sabia de toda a quantidade de doenças que podem advir da água não-tratada.

Mas o que me chocou foi refletir sobre o problema e chegar à conclusão de que é algo tão simples de resolver (pelo menos aparentemente!), mas mesmo assim há um completo descaso por parte de autoridades. Que fazem sempre belos discursos demagógicos sobre, sei lá, a fome na África, mas... mas... esquecem de algo importante: quem come, também tem sede.

Esquecem que a água também está incluída nas "necessidades fisiológicas" da pirâmide de Maslow.

E me surpreende saber que num país como o Brasil (convenhamos, apesar das desigualdades sociais existentes, estamos longe de ser um país paupérrimo!), ainda existam lugares sem tratamento de água e esgoto.

Para quem não sabe, o tratamento de água e resíduos é composto das seguintes etapas:

1. Pré-tratamento: é a separação dos resíduos sólidos mais grosseiros (tipo aquela garrafa PET que o senhor, EU VI, acabou de jogar na beira do rio! Eu vi! Não adianta mentir!)
2. Tratamento Primário: Após o pré-tratamento, a água continua praticamente a mesma porcaria de antes. Então, o tratamento, mesmo, começa ao ser feita a sedimentação de resíduos através de um mecanismo conhecido como floculação. Lembro vagamente de visitar a ETA de Atibaia quando era criança, e falaram em um óxido que era usado nesta etapa, se não me falha a memória.
3. Tratamento Secundário: é um tratamento biológico, no qual micro-organismos "carnívoros" consomem a matéria biológica presente na água. Lembra da história da bactéria comedora de petróleo? Pois é, é o mesmo princípio. Depois disso, os micro-organismos também são eliminados da água através de nova sedimentação.
4. Tratamento Terciário: outro processo de desinfecção das águas, seja para eliminação de organismos patogênicos (lembra do vibrio cholerae?) ou elementos como azoto ou fósforo, antes de liberar a água para consumo.

Agora, eu pergunto às "otôridades". Esse processo é tão caro assim que impossibilite maior número de ETAs para todo lado?

Duvido muito.

Nenhum comentário: