terça-feira, outubro 05, 2010

Reclamação - Passaro Marrom

Eu acho incrível a capacidade que certas empresas têm de tratar mal os clientes. A Passaro Marrom é uma delas.

Hoje, eu estava esperando o ônibus para vir de São José dos Campos para Itajubá-MG, que deveria ter encostado na plataforma pouco antes das 07h30. E nada do ônibus. Ou melhor, tinha um ônibus encostado, com aquele letreiro "São Paulo/Itajubá", e nada de motorista.

Erro número 1: só o motorista pode receber os passageiros, conferir passagem, etc. Ah, é? Então alguém me explique o porquê de o motorista sempre sumir assim que encosta o ônibus, deixando uma fila enorme de passageiros esperando...

Erro número 2: Nesse caso específico, aquele não era o ônibus que tinha vindo de São Paulo. Não! O ônibus estava "vindo com problemas", mas só foram avisar os passageiros quando esta missivista já estava no auge da irritação.

Erro número 3: Nós, brasileiros, somos um bando de vacas de presépio. Toleramos monopólios (como é o caso das empresas de ônibus), maus-tratos por parte de quem deveria nos tratar bem (veja o setor de serviços em São José dos Campos, por exemplo!). Enfim, não temos o hábito de reclamar.

Erro número 4: O monopólio das empresas de ônibus. É incrível, mas monopólio existe! Em determinadas linhas (como é o caso de SP-SJC-Itajubá, entre outros exemplos!), o passageiro precisa se sujeitar a ser maltratado pela companhia de ônibus. Afinal, ele não tem alternativa.

Fica aqui meu protesto.

Nenhum comentário: