sexta-feira, maio 19, 2006

PCC é tão bonzinho, parte 2

Agora é a a vez do Sindicato dos Metalúrgicos defender os mano do PCC... Segundo o jornal do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, “está no modelo econômico que gera miséria e desemprego e na corrupção do Estado, da polícia e da Justiça. Afinal, só assim se explica o grau de organização, as armas e os celulares".

Eu queria saber o que raios o "modelo econômico" tem a ver com a organização criminosa...

Enfim, segue abaixo a defesa apaixonada...

Onda de ataques leva medo e pânico à população

Não adianta aumento da repressão. Violência só pode ser combatida nas suas causas: a crise social

Medo e pânico. Na última segunda-feira (15), estes eram os sentimentos da maioria dos paulistanos diante da onda de violência que tomou a capital e várias cidades do interior.

Foram quatro dias de atentados contra bases policiais, ônibus, bancos e motins em prisões.

Na segunda-feira, muitos trabalhadores não tiveram condução para ir ao trabalho ou não se sentiram seguros para isso. Escolas fecharam.

Em São José, Jacareí e Caçapava informações de toque de recolher, de tiroteios e ônibus incendiados levaram ao fechamento de comércios e escolas.

Já na televisão, enquanto se via veículos incendiados e atacados, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL) declarava que “tudo estava sob controle”. Estava mesmo. Mas do crime organizado.

Crise social

A situação de caos e violência dos últimos dias mostra a falência da política de segurança dos governos estadual e federal.

Muitos já se apressaram em exigir maior repressão, punição e mudanças na legislação penal. Como sempre, os fatos serão utilizados para justificar uma repressão ainda mais dura sobre os trabalhadores e a população negra e pobre.

Mas, não se combate ou previne a violência com repressão. A causa é mais complexa.

“Está no modelo econômico que gera miséria e desemprego e na corrupção do Estado, da polícia e da Justiça. Afinal, só assim se explica o grau de organização, as armas e os celulares”, afirma o advogado Américo Gomes, do Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos).

Eu queria saber de onde eles tiraram que a "repressão" será contra os "trabalhadores".

Criminoso agora é trabalhador? Se fosse trabalhador, não seria criminoso, certo?

Além disso, a repressão contra os "trabalhadores" até agora veio do PCC... repressão contra o direito de ir e vir das pessoas.

Mas, é claro, gente como eu não trabalha. Gente como eu é "elite branca"...

Nenhum comentário: